Percursos

Ao longo dos últimos vinte anos, a APPOA  constituiu um espaço singular para o desdobramento dos efeitos que o encontro com a Psicanálise coloca a cada um: o Percurso. Esta proposta inscreve-se como um espaço de estudo dos textos fundamentais de Freud e Lacan, bem como de disciplinas com as quais eles dialogaram no transcurso da constituição e consolidação da Psicanálise, entre elas, Linguística, Literatura e Antropologia. O Percurso destina-se àqueles que se sentem concernidos pela Psicanálise e pelas questões que ela suscita.

A partir de 2015, propomos uma trajetória constituída de dois eixos de trabalho. O primeiro deles é dedicado ao estudo dos FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE. Ao longo de três semestres serão abordados temas cruciais, a saber:

- O inconsciente
- A transferência
- Narcisismo e identificação
- O sintoma
- Édipo e castração
- História do movimento psicanalítico e formação do analista
- Ensino contextual 

Ao término deste primeiro eixo de trabalho, abre-se a possibilidade de ingressar em um segundo eixo, também constituído por três semestres. Dirige-se àqueles que tiverem interesse numa formação voltada à prática da Psicanálise. Esse ingresso implica o relançamento e a reinscrição do desejo em prosseguir no Percurso.

Sendo assim, a partir do quarto semestre será oportunizado o exercício e o acompanhamento da prática clínica, através de Seminários Clínicos, Estudos de Casos e Supervisão individual. Nesse segundo eixo, os Seminários Teóricos que darão suporte ao exercício clínico trabalharão as temáticas: Clínica psicanalítica, Psicopatologia, Direção do tratamento e Ética da Psicanálise.

 

Informações:

Início: março de 2017
Duração: 3 semestres
Encontros: segundas e terças-feiras das 20h às 22h30
Período de inscrições: 17/10/2016 até 18/11/2016
Local: sede da Associação Psicanalítica de Porto Alegre

Vagas limitadas


Material para inscrição:

 

  • Cópia do certificado de graduação acadêmica
  • Cópia do RG
  • 1 foto
  • Currículo
  • Memorial descritivo apresentando implicação com a proposta do Percurso
  • Taxa de inscrição: R$ 120,00

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Associação Psicanalíca de Porto Alegre
Rua Faria Santos, 258 – Petrópolis - Porto Alegre
Fones: (51) 3333 2140  ou  (51) 3333 7922
appoa@appoa.com.br – www.appoa.com .br